DOR CIÁTICA

1. O que é dor ciática?
Dor ciática é o termo usado para descrever o sintoma de dor que inicia na coluna lombar ou nádega e desce pela parte posterior perna, usualmente unilateral ou à direita ou à esquerda, via nervo ciático. Alguns pacientes a descrevem como desconforto, sensação de dormência ou de queimação. Outros, como choques ou pinçadas de difícil tratamento. Algumas vezes a dor pode estar acompanhada de fraqueza na perna ou no pé. Contudo, raramente ocorre apenas no pé. Entre os profissionais da saúde, o termo dor radicular, relativo às raízes nervosas lombares, é usado como sinônimo de dor ciática.

2. A dor ciática é uma doença?
A dor ciática não é uma doença. Ela é um sintoma e não é um diagnóstico. Pode estar relacionado a diversas doenças. Os profissionais da saúde usam de formas diferentes os termos “sinais” e “sintomas”.

Sintoma é o termo usado para descrever uma alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, de suas sensações podendo ou não estar relacionada a uma doença (diagnóstico médico).

A diferença entre sintoma e sinal é que o sinal é aquilo que pode ser percebido por outra pessoa, sem o relato ou a comunicação do paciente. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente, mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação do próprio paciente.

3. Como costuma ser a descrição da dor ciática?
A dor ciática costuma ser descrita como:

• Dor que inicia na coluna lombar ou nádega e desce pela parte posterior da perna. Usualmente unilateral, ou seja, à direita ou à esquerda, raramente bilateral, via nervo ciático.
• Irradia até a panturrilha (batata da perna) e pé.
• Alivia quando o paciente deita ou caminha e pode piorar quando o paciente senta ou fica em pé (ortostatismo).
• Desconforto, sensação de dormência ou de queimação.
• Choques ou pinçadas (picadas).
• Algumas vezes a dor pode estar acompanhada de fraqueza na perna ou no pé. Contudo, raramente ocorre apenas no pé.
• Pode ser muito intensa dificultando inclusive a capacidade de ficar em pé ou de caminhar.
• A dor na perna costuma ser mais intensa do que a dor nas costas (região lombar).

4. Quais são as causas da dor ciática?
As doenças localizadas na coluna lombar, local onde se originam as raízes nervosas que formam o nervo ciático, são as principais causas de dor ciática. Doenças como Hérnia de Disco Lombar, Estenose de Coluna Lombar, Discopatia Degenerativa, Espondilolistese, Síndrome do Piriforme e Disfunção de Articulação Sacro-Ilíaca são possíveis causas de dor ciática.

5. Como é feito o diagnóstico da dor ciática?
O diagnóstico da dor ciática é feito numa consulta médica em que o paciente descreve o seu sintoma doloroso. No exame físico, o médico tenta encontrar sinais que possam sugerir o local anatômico que causa este sintoma e com o auxílio de exames complementares, como a Ressonância Magnética, tenta diagnosticar a causa da dor já que várias patologias podem se manifestar com dor ciática.

6. A partir de que idade a pessoa pode ter dor ciática?
A dor ciática pode acometer jovens e adultos, raramente crianças.

7. Uma pessoa consegue conviver com a dor ciática?
Usualmente a dor ciática é de forte intensidade e causa importante comprometimento da qualidade de vida dos pacientes. Dependendo da doença que causa a dor ciática ela pode inclusive limitar a capacidade da pessoa de se exercitar e de trabalhar.

8. A dor ciática pode representar alguma doença grave?
As causas mais frequentes de dor ciática são Hérnia de Disco Lombar, Estenose de Coluna Lombar, Discopatia Degenerativa, Espondilolisteses, Síndrome do Piriforme e Disfunção de Articulação Sacro-Ilíaca, que usualmente não causam lesão irreversível ou irreparável. Contudo, doenças mais graves, como lesões tumorais, traumáticas, infecciosas e hemorrágicas podem ser causa de dor ciática. Nestes casos, a dor ciática pode vir acompanhada de fraqueza muscular, perda de sensibilidade (anestesia em sela), perda parcial ou total do controle da bexiga ou do reto (retenção ou incontinência urinária e/ou fecal) e perda de reflexos.

9. Existe tratamento para a dor ciática?
Sim, existem vários tratamentos para a dor ciática, mas dependem da causa da dor. Conforme o diagnóstico feito será orientado o tratamento.

10. A dor ciática tem cura?
Várias das patologias que causam a dor ciática respondem bem ao tratamento. A maioria dos pacientes consegue retornar às suas atividades com tratamento e orientação adequados.

11. O que pode ser feito para prevenir a dor ciática?
Algumas maneiras de se prevenir a dor ciática é ter uma vida saudável, com boa alimentação, realizando regularmente exercícios físicos e mantendo uma boa postura.

 

Referências:
* The Spine Journal – http://www.thespinejournalonline.com/
* Spine Universo – https://www.spineuniverse.com/
* Spine Saúde – https://www.spine-health.com/
* Spine (Journal) – http://journals.lww.com/spinejournal/pages/default.aspx
* SIS – Sociedade Spine Intervenção – https://www.spineintervention.org/
* Pain Medicine (Journal) – http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1526-4637/issues