Cirurgia Endoscópica

Atualmente, as dores de origem na coluna vertebral são causas frequentes de consulta médica, internações hospitalares e afastamento do trabalho. Várias possíveis patologias podem ter origem nesta complexa estrutura do corpo humano. Antes de qualquer tratamento é muito importante investigar as causas dos sintomas, pois elas podem vir das vértebras (ex.: fraturas ou tumores), discos intervertebrais (ex.: hérnia de disco), articulações facetarias (artrose facetaria), medula (ex.: tumores) e raízes nervosas (ex.:ciatalgia) que compõem a coluna vertebral.

Abaixo a figura exemplifica a complexidade da coluna vertebral

complexidade da coluna vertebral

Nos últimos anos muito se avançou com as intervenções cirúrgicas minimamente invasivas destinadas a estas patologias, e a Cirurgia da Coluna Vertebral Endoscópica trouxe inovação e segurança possibilitando uma melhor recuperação neste tipo de procedimento.

Enquanto a cirurgia endoscópica é amplamente utilizada em outras áreas do corpo como na Cirurgia Abdominal, somente há alguns anos a evolução dos sistemas óticos, que permitiram uma melhor visualização com menores lentes, tornaram a cirurgia endoscópica o tratamento de escolha para algumas patologias da coluna vertebral.

A técnica consiste em uma incisão menor que 1cm na parte posterior da coluna por onde inserimos dilatadores e uma câmera Ótica (Endoscópio).

Com auxílio de um raio-X em tempo real para facilitar a localização exata da patologia o endoscópio é colocado junto a hérnia de disco (exemplo abaixo), permitindo uma perfeita visualização dos referenciais anatômicos necessários para a realização da cirurgia com segurança.

Através do canal de trabalho do endoscópio a hérnia de disco extrusa é retirada com auxílio de pinças e coaguladores especialmente desenvolvidos para este tipo de procedimento.

Com esse método podemos tratar hérnias de disco, cistos facetários e fazer biópsias com menor incisão (corte da cirurgia), menos dor pós-operatória e menor risco de reaparecimento (recidiva) da hérnia discal. Tais vantagens possibilitam uma recuperação mais rápida, antecipando a alta hospitalar e facilitando o trabalho de reabilitação física com fisioterapeuta.

No Brasil, temos disponíveis para uso dois dos melhores sistemas existentes em nível mundial de endoscopia desenvolvidos para a realização da cirurgia de coluna endoscópica. São os sistemas das empresas alemãs “Karl Storz” e “Richard Wolf”.

Em novembro de 2018 realizamos o treinamento Avançado em Cirurgia Endoscópica da Coluna Lombar e Torácica, com o Sistema da Storz dirigidos pelo Prof. Thomas Lübbers no IRCAD em Barretos/SP. O Prof. Lübbers é um dos pioneiros neste tipo de cirurgia e atualmente trabalha no “Spine Center Maria Hilf Stadtlohn – Alemanha” como cirurgião, além de dar consultorias para o desenvolvimento de materiais destinados às cirurgias endoscópicas da coluna.

Curso Realizado no IRCAD América Latina/Barretos
Curso Realizado no IRCAD América Latina/Barretos em novembro de 2018. Outros renomados cirurgiões de coluna brasileiros que se dedicam a endoscopia também estavam palestrando no evento.
Fotografia com Dr. Edgar Meruvia, Prof. Thomas Lübber e Dr. Telmo Tiburcio
Fotografia com Dr. Edgar Meruvia (direita), Prof. Thomas Lübber (centro) – que foi nosso instrutor no treinamento prático- e Dr. Telmo Tiburcio (esquerda).

O Centro de treinamento do IRCAD de Barretos é um dos melhores existentes no país competindo em infraestrutura com os grandes centros de treinamento ao redor do globo.

Dr Telmo Tiburcio no centro de treinamento, Barretos.
Dr Telmo Tiburcio no centro de treinamento, Barretos.

Em setembro de 2019 fomos para o centro de treinamento da Richard Wolf na Alemanha. Realizamos o treinamento intensivo para a cirurgia totalmente endoscópica da coluna lombar sob a direção do Dr. Sebastian Ruetten em Düsseldorf/Herne, Germany. O Professor Ruetten é diretor do “Center for Spine Surgery and Pain Therapy” do St. Anna Hospital Herne. Este centro é reconhecido mundialmente na ampliação dos limites da cirurgia endoscópica de coluna, além disso lá são desenvolvidos novos instrumentais com objetivo de tornar a cirurgia endoscópica mais segura, com menor risco de recidiva e recuperação mais rápida.

Sistema Vertebris para a cirurgia lombar ampliou as possibilidades de cirurgia endoscópica da coluna vertebral
Sistema Vertebris para a cirurgia lombar ampliou as possibilidades de cirurgia endoscópica da coluna vertebral
Endoscópios da Richard Wolf utilizados no treinamento.
Endoscópios da Richard Wolf utilizados no treinamento.

Tivemos a honra de termos como instrutor prático o Dr. José Miguel Danoso Azagra, médico Chileno reconhecido internacionalmente pela sua competência na realização de cirurgias endoscópicas da coluna vertebral. A instrutora relacionada aos instrumentais foi a gerente da Richard Wolf Sra. Lena Göthel, profissional com amplo conhecimento de toda a tecnologia de sua empresa e responsável disponibilidade do produto no Brasil.

Dr. Edgar Meruvia e Dr. Danoso no treinamento prático do Curso Intensivo de Coluna Lombar da Richard Wolf - Alemanha
Dr. Edgar Meruvia, Dr. Danoso, Sra. Lena Göthel e Dr. Telmo Tiburcio (da esquerda para direita) no treinamento prático do Curso Intensivo de Coluna Lombar da Richard Wolf – Alemanha
Dr. Telmo Tiburcio no Curso Intensivo de Coluna Lombar da Richard Wolf - Alemanha
Dr. Telmo Tiburcio no Curso Intensivo de Coluna Lombar da Richard Wolf – Alemanha

Enfim, a cirurgia endoscópica na coluna lombar é uma técnica minimamente invasiva, moderna e avançada que traz resultados efetivos para diversas patologias da coluna. Este método que possibilita uma recuperação mais rápida e com menos efeitos indesejados já está sendo realizado em Santa Cruz do Sul.

Quer saber se a cirurgia endoscópica de coluna é indicada para o seu caso, agende uma consulta com um cirurgião habilitado neste tipo de tratamento.

Referências:

  1. www.karlstorz.com
  2. www.riwospine.com/en/
  3. The Center for Wellness and Pain Care of Las Vegas (cwpclv)